quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto Terra Cycle - EEB Elza Deeke

O projeto TerraCycle que o pessoal da EEb Elza Deeke realiza já está a todo vapor!

Inclusive hoje vamos contar um pouco mais sobre esse projeto que é muito bacana, principalmente para as escolas!

Com informações site www.terracycle.com.br

A TerraCycle cria produtos verdes a partir de vários tipos de materiais de difícil reciclabilidade que não possuem destinação adequada. A esperança é eliminar a ideia de resíduo através de formas inovadores e únicas de reutilizá-lo.
Fundada, em 2001, por um estudante de 19 anos chamado Tom Szaky da Universidade de Princeton, a TerraCycle começou como uma empresa de fertilizantes orgânicos e expandiu para uma companhia de multi–categoria e “eco–friendly”. O sonho do Tom era encontrar um novo caminho mais responsável de se fazer negócio e que fosse, ao mesmo tempo, bom para o planeta e para as pessoas.

Como a TerraCycle funciona?

A TerraCycle quer eliminar a ideia de lixo. Para isso, contamos com a ajuda dos próprios consumidores, que podem participar das Brigadas. As brigadas são programas de coleta de resíduos difíceis de reciclar, que normalmente são dispensadas por cooperativas de reciclagem. As empresas patrocinam as brigadas, pagando para que o resíduo de determinada categoria seja reciclado pela TerraCycle. Já os times de coleta, formados por pessoas em escolas, empresas ou individualmente, juntam os resíduos de diversas categorias e ganham pontos por eles. Aquilo que viraria lixo é recolhido por você, consumidor, e enviado à TerraCycle para ser transformado em novos produtos, que vão desde bancos de jardim reciclados até mochilas feitas com a técnica ‘upcycle’.

Escolha seu resíduo

Para começar, basta se cadastrar no site e selecionar as brigadas para as quais pretende recolher. Atualmente, são mais de 10 programas de brigadas que ajudam a reciclar desde embalagens de alimentos (salgadinhos e suco em pó) até material de escritório (como canetas e envoltórios de papel) e produtos de higiene pessoal (como frascos de shampoo e escovas de dente). Você pode enviar resíduos para as Brigadas que quiser!

Transforme lixo em dinheiro

Uma vez que você se juntou a uma brigada TerraCycle, baixe o nosso “Guia de Coleta” para ter dicas sobre como se tornar um time de coleta de sucesso. Avise seus amigos e familiares para eles ajudarem a juntar as embalagens. Quando os resíduos de uma brigada alcançarem a quantidade mínima, você envia para a TerraCycle! Para isso, basta baixar uma etiqueta de envio de sua conta TerraCycle. Uma vez que seus resíduos são recebidos, a TerraCycle verifica a quantidade e computa dois pontos por embalagem para o seu time de coleta. Os Pontos TerraCycle equivalem a R$0,02 por unidade e podem ser trocados por presentes para instituições sem fins lucrativos, ou o valor em dinheiro pode ser resgatado e enviado diretamente para a instituição ou escola de sua escolha.

O resíduo volta ao ciclo

A TerraCycle conta com uma equipe de cientistas e designers que se esforçam para encontrar soluções para reciclar e transformar os resíduos que coletamos em produtos novos. Através da técnica Upcycle, um resíduo pré-consumo, ou seja, produzido pela própria indústria, é aproveitado para se tornar um outro produto da mesma forma e material do resíduo. Já a reciclagem reaproveita o resíduo pré e pós-consumo para produzir uma matéria-prima para outros produtos, como o plástico injetável feito a partir de embalagens de salgadinhos. E o melhor de tudo, quando você compra e usa um produto upcycled da TerraCycle pode enviá-lo de volta na brigada do resíduo que deu origem ao produto, e obter crédito pela embalagem uma segunda vez.


O pessoal da EEB Elza Deeke já trabalha com a TerraCycle há algum tempo, este ano as atividades já começaram como vocês podem ver:


Confira esta e outras atividades no blog da escola.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Atividades 2013

Com o início do ano letivo, também começam o planejamento para as atividades do Programa Carahá de Cara Nova e do Selo Escola Protetora do Meio Ambiente 2013.  

Já estamos elaborando o regulamento e logo postamos as novidades! É aguardar para ver.

Se sua escola já está trabalhando com algo voltado ao Meio Ambiente, encaminhe para nós postarmos no blog segue o e-mail: caraha@institutojpb.org.br
 
Enquanto isso, fiquem com esta tirinha para reflexão

Imagem: ambientalpsicologia.blogspot.com.br