segunda-feira, 27 de maio de 2013

Trilhando a conquista do troféu no dia da Família na Escola - EMEB Oscar Schweitzer



Dando continuidade as atividades propostas pelo projeto do Selo Protetor do Meio Ambiente de 2013, a EMEB Oscar Schweitzer iniciou, após trabalhar o tema PIOLHO, os trabalhos com o tema: “Como cuidar dos nossos animais de estimação” já que na comunidade a maioria das famílias possuem animais em suas casas.




A data escolhida para abordar esta temática foi o dia 24/05, como um dos assuntos da programação do dia da família na escola, instituído nas escolas municipais de Lages através da Lei 3367/07, com intuito de aumentar a relação entre família e escola.



Nesta data, programada para oferecer um dia de convivência familiar, na chácara da professora Nadir Coelho de literatura e artesanato, os pais tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina diária do sistema integral de ensino vivenciado diariamente pelos seus filhos. Na oportunidade também aconteceu a realização da palestra para pais e filhos com a veterinária Manoela Padilha de Souza sobre os cuidados que devem ser tomados com os animais de estimação que temos em casa.



 


















Mas como o objetivo maior do evento era a interação entre pais e filhos outros ponto alto deste evento foram a gincana promovida pela professora Angela de Ed. Física com atividades e desafios diversos executados por pais e filhos, o almoço em família, onde os pais tiveram a oportunidade de provar o sabor da comida da nossa querida merendeira “Tia Gê” e no final do evento todos, com patrocínio dos supermercados Angeloni participaram de uma roda de chimarrão com contação de causos regados com os bolos, bolinhos fritos, cucas, e outros quitutes saborosos.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Inscrições para o I Seminário Ambiental da Bacia Rio Canoas

Pessoal, segue o link para as inscrições no I Seminário Ambiental da Bacia Rio Canoas que acontecerá no próximo dia 05/06 no Teatro Marajoara. 

Haverá certificação de horas e é gratuito!

Clique aqui para inscrever-se

Segue a programação do Seminário:


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vem aí! JUNHO - Mês Ambiental

No próximo mês, temos uma data muito especial - 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente, e em comemoração teremos o Mês Ambiental - 15 anos Polícia Ambiental em Lages/SC. 

O Município de Lages através da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Polícia Militar Ambiental, Instituto José Paschoal Baggio, Correio Lageano, e Comitê Canoas são os realizadores desta ação. 

Confira a programação e participe você também!



quarta-feira, 15 de maio de 2013

EMEB Oscar Schweitzer - Na Busca do Equilíbrio Ambiental entre os Seres Vivos



A EMEB Oscar Schweitzer, realizou na última semana as atividadedo Dia da Mães e também iniciou os trabalhos com o  Selo Escola Protetora do Meio Ambiente 2013.

A partir das diversas atividades desenvolvidas na comunidade escolar da EMEB Oscar Schweitzer durante os dois últimos anos em que participou do Selo Protetor do Meio Ambiente, cada vez mais pais, alunos, funcionários e parceiros da escola desenvolvem atividades embasadas no lema “É dando que se recebe”.






Neste ano, iniciando com os eventos da páscoa, a escola novamente sentiu-se motivada a participar do Selo, como um modo de mostrar que a educação integral para a cidadania é possível quando os sujeitos envolvidos realizam as atividades buscando o bem estar coletivo.








  


Assim, a partir da inscrição da escola no Selo, a EMEB Oscar Schweitzer iniciou suas atividades relacionadas com o tema proposto para este ano “Proteção e promoção da saúde da população. Como conviver com os animais” para trabalhar em parceria com profissionais da saúde um problema que costuma afligir mães e filhos nesta época do ano: o PIOLHO.


A data escolhida para abordar esta temática foi o dia 09/05, como um dos assuntos da programação de homenagem do dia das mães. Neste dia, contando com a presença de agentes comunitários, dentistas, médicos, técnicos de enfermagem e outros funcionários do Posto de Saúde da Ghetal, a tarde começou com uma palestra sobre os desafios, tarefas e aflições de ser mãe. Chegando ao tópico piolho como uma destas preocupações que afligem as mães quando se trata da saúde e bem estar de seus filhos, além da palestra, os profissionais da saúde apresentaram um teatro e músicas para alunos e mães presentes sobre o piolho.


Na sequência, da programação os alunos apresentaram números musicais para homenagear suas mães e para encerrar o evento mais uma vez, nosso parceiro Angeloni garantiu as guloseimas para com cara de festa as mães serem parabenizadas pela passagem desta data tão especial: O DIA DAS MÃES.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cuidados com seu animal de estimação




Por Aracelli Hammann
Gerente de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Assim como o Cão, o gato também já é considerado o melhor amigo do homem, e temos um convívio muito íntimo com animais domésticos hoje em dia, e para isso ocorrer de forma harmoniosa temos que ter alguns cuidados básicos para que essa convivência não vire um problema tanto para quem está cuidando quanto para seu amiguinho de quatro patas. 

Cuidados básicos como:
  • Levar ao veterinário: Fazer as vacinações necessárias, para evitar muitas doenças existentes nos animais. Assim como as pessoas precisam se prevenir, os animais também precisam desses cuidados para não contrair as doenças.
  • Dar banho, fazer tosa quando necessário: Muito importante fazer a higienização do animal, banho, tosa, para que ele fique livre do calor excessivo e de parasitas, como também cortar as unhas para quando o animal for de coçar não de machucar. 
É bem comum o aparecimento de pulgas e carrapatos, por isso, são necessários cuidados especiais para eles ficarem livres dos mesmos, existem xampus e talcos especiais que contém substâncias tóxicas para a eliminação desses parasitas.
  • Alimentação: A alimentação deverá ser adequada a cada espécie, atualmente podemos encontrar rações especifica para animais pequenos, de grande porte, idosos, rações para eliminar odores, outras mais nutritivas para animais hiperativos entre outras.
  • Água: Sempre deixar água limpa e fresca para seu animal beber qualquer hora do dia, pois ingerindo muita água evita uma desidratação.
Manter o vasilhame sem resíduos para evitar que animais indesejáveis venham a importunar e a disseminar alguma doença para seu cãozinho ou até mesmo para a pessoa.
  •  Atividades físicas: Leve seu animalzinho para passear assim você também estará fazendo uma atividade física em prol da sua saúde.
  •  Castração: O animal castrado vive mais e melhor, todo proprietário pode levar seu animal para ser castrado tanto macho como fêmea. Assim você também estará contribuindo para diminuir a superpopulação de cães e gatos na sua cidade.
  •  dentificação: Todo animal deverá ser identificado com um microchip, é do tamanho de um grão de arroz, sua aplicação é muito simples, garante sua identificação caso seu amiguinho venha a se perder.

Com esses cuidados básicos com certeza você e seu amiguinho terão muito tempo para se divertirem. 

Quer saber mais informações? Acesse:

www.institutoninarosa.org.br