quarta-feira, 19 de abril de 2017
quinta-feira, 13 de abril de 2017
Entendendo a Mata Atlântica
Para se começar a falar em Mata
Atlântica é preciso antes entender o contexto geral.
A palavra bioma vem de
bios = vida e oma=grupo ou massa, ou seja, bioma nada mais é que um conjunto de
vida. O Brasil é formado por 6 biomas diferentes Amâzonia, Caatinga, Cerrado,
Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um deles abriga um tipo de vegetação e
de fauna.
Os biomas brasileiros
terça-feira, 11 de abril de 2017
Concurso fotográfico visa valorizar a Mata Atlântica da região
Valorizar as belezas naturais presentes na Mata Atlântica
local, este é o objetivo do concurso fotográfico realizado pela Prefeitura
de Lages em parceria com o IJPB.
Até 03 de maio estão abertas as inscrições para os diversos
públicos: categoria amador e profissional. Serão premiadas as 03 melhores
fotografias de cada categoria e os valores variam de R$ 2.500,00 a R$ 400,00.
Muitas pessoas não sabem, mas Lages está totalmente inserida
dentro do bioma Mata Atlântica, caracterizado pela Araucária, e o concurso
também vêm como forma de mostrar isso a comunidade. Para mais informações sobre o tema, semanalmente estaremos
divulgando textos aqui no blog do programa Carahá de Cara Nova.
Baixe o regulamento: http://www.institutojpb.org.br/public/arquivos/edital-concurso-fotografico-final.pdf
quarta-feira, 29 de março de 2017
Participe do "Passeio Universitário"
Como forma de mudar uma área destinada a estacionamento, a
Associação Comunitária Passeio Universitário foi instituída a fim de tornar
esse espaço público, com práticas de atividades voltadas a sustentabilidade
ambiental e social, como horta comunitária urbana, espaço agroflorestal, mini
jardim botânico, labirinto, espaço terapêutico entre outros.
Assim no dia 29 de março às 14h será o lançamento do Projeto
“Passeio Universitário”, onde o Instituto José Paschoal Baggio será parceiro
com oficinas de Educação Ambiental. Toda a comunidade lageana está convidada.
segunda-feira, 20 de março de 2017
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
15 dicas para economizar com o material escolar e proteger o meio ambiente
Janeiro é mês em que muitos pais e mães compram o material
escolar solicitado pelas escolas de seus filhos. Encontrar os melhores preços
não é tarefa das mais fáceis, pois além de subirem ano a ano, ainda podem
variar muito de uma loja para outra. Para economizar, a pesquisa de preços é
uma grande aliada. Mas há diversas outras dicas que podem ajudar os pais a
gastar menos, além de reduzir o impacto ambiental negativo sobre os recursos
naturais utilizados na fabricação de novos materiais a cada ano. Pensando em
ajudar os pais nessa missão, o Instituto Akatu, ONG que atua há 15 anos pelo
consumo consciente, preparou 15 dicas.
Pesquisar os melhores preços, fazer compras de grande volume
em conjunto com os pais de outros alunos ou reutilizar materiais do ano anterior
já são práticas comuns por quem quer economizar. “Todos os anos, milhares de
pais e alunos compram produtos escolares novos, enquanto, ao mesmo tempo,
outros descartam materiais em boas condições ou guardam em casa itens que
poderiam ser utilizados por outras pessoas. Promover a troca ou a doação é uma
solução que pode beneficiar muita gente. Com isso, mais pessoas podem ter
acesso aos materiais sem a necessidade de retirar mais matérias-primas do meio
ambiente”, explica Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.
Para o Instituto
Akatu, trocar, doar e compartilhar são formas de promover o consumo consciente
e a sustentabilidade, além de contribuir para que pais, alunos e professores
reflitam sobre o consumo, cidadania, desperdício, utilização de recursos
naturais, lixo e meio ambiente.
Confira as dicas:
1 – Reaproveite
materiais Antes de ir às compras, analise o que dá para reaproveitar do que
sobrou do ano anterior. Depois de um olhar atento, você conseguirá diminuir a
lista de compra. É verdade que muitas crianças preferem levar material novo no
início das aulas, mas esta é uma oportunidade para explicar a elas a
importância de não desperdiçar, de consumir de forma consciente e de evitar o
impacto no meio ambiente e na sociedade.
• As folhas de cadernos do ano passado que ficaram em branco
podem virar um outro caderno novinho, todo customizado: é só retirar as folhas
não usadas e fazer um novo caderno com elas, reutilizando a espiral e as mesmas
capas do caderno antigo. Se você simplesmente cortar as folhas, pode fazer
furos com ajuda de um furador e colocar em uma pasta. Ou, se preferir, pode
costurar as folhas com agulha, fazendo um novo bloco;
• Os lápis foram gastos e ficaram curtos? Sem problema! Os
lápis grafite e de cor podem usar um “alongador”, também chamado de “extensor”
ou “prolongador”, que ajuda a segurar os lápis para usá-los até o fim;
• Canetinhas ou marcadores secos podem receber algumas gotas
de álcool de cozinha ou água e, muitas vezes, voltar a funcionar;
• Converse com outros pais para verificar se não há algum
material usado por outro aluno que possa ser emprestado, doado ou revendido;
• Você também pode procurar livros usados em um sebo.
2 – Preserve os
materiais Cuidar dos materiais ao longo do ano é fundamental para estender ao
máximo a sua vida útil e, assim, poder usá-los nos anos seguintes. Também é
importante não desperdiçá-los, usando apenas o necessário, sem excessos.
• Para evitar o
ressecamento, tampe bem as colas bastão, as colas líquidas e as canetas;
• Encape os cadernos para que suas capas fiquem protegidas e
que eles durem até que todas as suas folhas tenham sido usadas;
• Encape as pastas e reforce os vincos nas dobras com fita
adesiva para que elas não desmontem ou rasguem, durando o ano letivo;
• Preserve o compasso num estojo rígido ou na própria
embalagem para evitar que ele entorte ou perca a ponta da agulha;
• Transporte as réguas dentro dos cadernos, pastas ou livros
de maneira que elas fiquem mais protegidas e não se quebrem dentro da mochila.
3 – Escolha os produtos com critério. É importante usar
critérios de avaliação para escolher os produtos, de modo a ter um material
adequado e que dure o ano inteiro ou até mais anos, se possível.
• Pesquise e se informe sobre a qualidade dos produtos. A
qualidade inferior pode fazer com que o material seja mais barato, mas dure
menos, sendo necessário comprar outro antes do final do ano, o que pode sair
mais caro;
• Evite comprar material muito sofisticado ou com o
personagem infantil da moda já que a moda muda e o importante é que o material
possa atender às necessidades dos estudantes pelo maior período possível;
• Verifique se a matéria-prima usada no material é renovável
e dê preferência a produtos feitos com essas matérias-primas ou com material
reciclado pós-consumo. Assim você ajuda a diminuir os impactos negativos no
meio ambiente;
• Observe se o produto é atóxico e se possui o selo do
Inmetro para garantir a saúde e a segurança das crianças;
• Busque informações sobre os fabricantes para ter certeza
que cuidam bem de seus funcionários, da comunidade e do meio ambiente.
Reprodução de conteúdo livre desde que sejam publicados os
créditos do Instituto Akatu e site www.akatu.org.br. Saiba mais em
www.akatu.org.br/DireitosAutorais
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
Escola realiza devolutiva do projeto Mata Atlântica
Este projeto mostrou para a turma do 4° ano da Emeb Frei
Bernadino a importância de conhecer a Mata Atlântica de nossa região, seus
ecossistemas e toda sua biodiversidade para aprender a valorizar esse admirável
patrimônio, essencial para a vida de todos, juntamente com a
professora Lúcia H.M. Goss.
O objetivo era garantir uma prática educativa que desenvolva
novos valores em relação à forma como vemos, sentimos e vivemos no meio
ambiente, contribuindo na resolução de problemas atuais e na prevenção de problemas
futuros;
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio
ambiente e como o homem está inserido neste meio.
Atividades
Inicialmente a professora pergunta aos alunos o que é FAUNA
e FLORA, fala sobre algumas espécies da nossa fauna, ameaçados de extinção
como: bugio, paca, jaguatirica, leão baio, etc e da flora: araucária, butiá da
serra, cedro rosa, bromélia, xaxim, etc.
Os alunos registram no caderno, respondem atividades
sugeridas no jornal fornecido pelas formadoras a respeito do assunto.
Em outro momento, fazem uma atividade sensorial utilizando
vendas e varal de cheiros (9 cheiros): Reconhecer e identificar os cheiros.
Aguçar os sentidos.

É imprescindível que os alunos compreendam a importância de
se assegurar a qualidade e uso correto desta substância imprescindível à vida.
A prof. explica que nos ecossistemas, os organismos e o
ambiente interagem promovendo trocas de materiais e energia através de cadeias
alimentares, qualquer interferência positiva ou negativa poderá ser sentida por
todos e conta que
Estima-se que exista em nosso país 75 mil espécies de
plantas, 44,711 foram identificadas, só 4,617 foram avaliadas e destas, 2,118
estão em risco de extinção.
O projeto envolve além de geografia e ciências outras
disciplinas.
Para conhecermos um pouco mais sobre as plantas os alunos
selecionam algumas para a construção de um herbário, com nome popular da
planta, nome cientifico e para que serve.
Isso acontece em parceria com a prof. de letramento digital.
Na matemática construção de gráficos, resolução de
situações problemas relacionados ao assunto.
Em português: leitura, uso de dicionário para identificar
palavras desconhecidas, caça-palavras...
Nosso projeto finaliza com a apresentação dos trabalhos para
as outras turmas.
De forma simples, todos aprendem um pouco sobre nossa fauna,
nossa flora. Estarão a partir de agora mais motivados e sensibilizados sobre a
importância do meio ambiente e a relação do homem com ele.
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