quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cão Terapia com estudantes da APAE


Dentro da programação do Mês Ambiental, aconteceu ontem a Cão Terapia com estudantes da APAE de Lages.



Por Correio Lageano - Confira a matéria na íntegra

Projeto lançado este ano em Lages ajuda na recuperação de pessoas com necessidades especiais de entidades da cidade
 
A velha história de que o cão é o melhor amigo do homem pode ser percebida ontem pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lages. Durante uma hora, cerca de 60 estudantes receberam o programa conhecido como “Cão Terapia”. A ação ajuda no desenvolvimento dos portadores de necessidades especiais.
 
Em Lages, a Apae foi a segunda instituição a receber o projeto. A primeira foi a Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas) há 15 dias. A ideia é expandir o programa para outras entidades da cidade. O programa é uma iniciativa da Gerência de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura.

 No projeto, três cães da raça boxer foram colocados em contato com os alunos, sob a supervisão de profissionais capacitados, como terapeutas ocupacionais. Segundo a gerente de proteção animal, Araceli Nascimento, a atividade contribui para qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais. Foram atendidos alunos de todas as idades.

 “Estudos comprovam que o simples toque do aluno no animal melhora a sua autoestima, imunidade e coordenação motora”, resume, destacando que os cães foram preparados por mais de três anos para terem contato com as crianças.
 
Ela afirma que a terapia traz resultados surpreendentes. “Na Apas tem uma menininha que tem problemas de coordenação motora e não conseguia andar direito, mas foi só ver o cão que saiu caminhando sozinha em direção ao animal”, lembra.
Foto: Adecir Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário