quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Conhecendo o Aterro Sanitário de Lages - Parte II (final)




Com informações
HERNANI MACARI,
Engenheiro Ambiental
Serrana Engenharia LTDA
Gerente Aterro de Lages
O Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos de Lages, fica na localidade de Índios a 12 quilômetros do centro da cidade. 

Em Lages, a empresa Serrana Engenharia LTDA passou a ter a concessão do Aterro no final de agosto de 2013, responsabilizando-se pela execução  e obras de implantação e serviços de operação e manutenção. Segue as normas técnicas de execução e operação de aterros sanitários urbanos, além de manter os padrões de qualidade conforme políticas administrativas e missão da empresa, bem como critérios e condicionantes da LAO Nº 096/2010 CODAM - LGS emitida pela Fundação do Meio Ambiente - Fatma. 


O aterro sanitário é classificado para operar com resíduos sólidos urbanos de classe II A – não inertes, que são aqueles que não se enquadram nas classe I (Perigosos, que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente quando manuseados e destinados de forma incorreta) e classe II B  (Inertes, que nenhum de seus componentes solubilizam em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, exceto em cor, turbidez e sabor), conforme estabelecido pela Norma Técnica Brasileira NBR 10.004. 

             

A construção é iniciada com a terraplanagem do terreno e colocação de uma camada de 40 cm de material argiloso compactado, tornando essa camada de argila praticamente impermeável, após é adequado acima dessa argila compactado uma geomembrana de alta resistência impermeável, ou seja, nenhum tipo de líquido consegue ultrapassar esse material, evitando com essas técnicas a contaminação através dos efluentes oriundos da  decomposição da matéria orgânica e inorgânica presente nos resíduos. Para proteção mecânica dessa lona é adequado uma camada de argila com propósito de nenhum material cortante romper a geomembrana, logo é realizado as drenagens que iram direcionar os efluentes até a ETE – Estação de Tratamento de Efluentes. 



Esse efluente derivado dos resíduos é direcionado para o sistema de efluente que foi relatado, consequente da decomposição da matéria orgânica (resto de comida) principalmente e inorgânica, este é denominado de chorume e possui uma grande presença de compostos orgânicos em sua composição, muito prejudicial para o meio ambiente se não for tratado.
 
 






 Edição Informativo Lendo e Relendo
 20 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário