sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Lixo orgânico é transformado em adubo nas escolas de Lages


Transformar o lixo orgânico produzido nas escolas em adubo e, posteriormente, utilizar este adubo nas hortas das próprias instituições. A ação desenvolvida por meio do programa Lixo Orgânico Zero vem ganhando adeptos nas escolas da rede municipal de Lages.
Neste ano, o foco do projeto foi a capacitação de professores. Para 2016, o objetivo é envolver integralmente os estudantes no projeto. Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Lupércio de Oliveira Köech, no bairro Várzea, o programa já envolve professores, merendeiras e até mesmo o vigia, além de alguns alunos.
Todos os resíduos de alimentos (restos de comida, cascas de frutas, etc), ao invés de serem descartados no lixo, são levados para a horta da escola. Lá são depositados no solo para passar pela compostagem, um processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo orgânico. Este processo é considerado uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas, tal qual é feito no Lupércio. Após o processo de compostagem, o adubo vai para a horta e floreiras da escola.
Alunas do 6º ano, as colegas Andria de Jesus Zanoni, 11 anos, Milena de Souza Santos, 12 anos, e Gislaine Arruda Farias, 13 anos, colaboram com o projeto. Elas ajudam a preparar o material para a compostagem, adubam a terra e plantam sementes de hortaliças. “É importante porque a gente ajuda a produzir parte dos alimentos que vai pra merenda da escola”, comenta
As estudantes demonstram- se bastante interessadas em todo o processo do projeto. “Além da gente plantar, cuidar da horta e comer, a gente aprende sobre como separar o lixo e não usamos produtos químicos na nossa  horta”, comenta Milena.

Objetivo é envolver mais alunos em 2016

De acordo com a diretora da escola, Sônia Figueiredo, com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos, o volume do lixo produzido na instituição reduziu consideravelmente neste ano.
Segundo ela, o projeto deve ser intensificado em 2016, para que mais alunos contribuam com a compostagem e os cuidados à horta. Ao todo, 340 crianças, com idade entre 0 e 16 anos, estudam na escola. “Hoje contamos com o envolvimento dos alunos, mas eles ainda não fazem todo o manuseio. O trabalho deles é mais teórico, poucos colocam a mão na massa”.

O PROGRAMA

A ação Lixo Orgânico Zero nasceu há cerca de dois anos, no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Cav/Udesc), em Lages. Desde agosto deste ano passou a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Trabalhamos nas escolas a conscientização ambiental. Falamos sobre a importância da redução do lixo, não apenas o orgânico, mas também fazendo a reciclagem. Assim não vão mais para o aterro sanitário”, explica o gerente de programas da Secretaria, Rodrigo Cabral de Ataíde.


Fonte: NÚBIA GARCIA, matéria retirada do Correio Lageano

Nenhum comentário:

Postar um comentário