quinta-feira, 26 de junho de 2014

Selo Escola Protetora do Meio Ambiente 2014 - Problemática a ser trabalhada pelas escolas

Olá Pessoal,

Hoje começamos a postar uma série postagens com os trabalhos referente ao Selo 2014, que estão sendo realizados pelas escolas participantes. Confiram!


SESI: Horta na Escola
 
 
Problemática:


Como desenvolver ações educativas através da construção de uma horta escolar promovendo reflexões e mudanças nas atitudes, hábitos dos alunos, famílias e equipe escolar, tendo como foco o meio ambiente e a qualidade de vida?

 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
EMEB Hermínio Pinheiro Júnior: Lixo que vira lucro
Problemática:
Reconhecer que a reciclagem além de ser uma atividade social que contribui diretamente para a preservação do planeta é na realidade uma grande fonte de renda que poderá reverter em lucros. (aluguel de brinquedos infláveis no dia da criança).
 
E.M.E.B. Prof.ª.  Belizária Rodrigues e CEIM Prof.ª. Rosvita Lima Borges:
Problemática
    Observando a EMEB Prof.ª  Belizária Rodrigues e o bairro onde ela está localizada, percebemos que há em todos os lugares, marcas de descuido com o meio ambiente. Em relação a escola  há muito lixo no pátio, e nas salas de aula e na cozinha percebemos que ainda não acontece a separação e destino correto para o lixo orgânico.
 
    A maior parte destes atos se dá pela falta de comprometimento dos moradores e estudantes do bairro. Com base nisto, os professores, estudantes e funcionários da EMEB Professora Belizária Rodrigues buscam novamente interagir com a escola e a comunidade. Trabalharemos de maneira simples e clara, conscientizando e capacitando cada indivíduo a participar de maneira  responsável nas decisões comunitárias e pessoais que dizem respeito ao meio ambiente.
       Já o CEIM Rosvita Lima Borges que pertence a EMEB Prof.ª  Belizária Rodrigues, por não possuir espaço para construção de uma horta, será feito uma horta vertical. Pois assim estamos estimulando o cultivo de plantas alimentícias e floreiras, com terra de uma composteira construída no pátio do CEIM, resgatando assim, a cultura de nossos antepassados (plantações com adubos naturais).




 




CEIM Leonina Rodrigues da Costa: “Educação Infantil e comunidade: construindo um trabalho para preservação do meio ambiente, sensibilizando e disseminando as ações para proteger o planeta!”


Este projeto é fruto das nossas inquietações, pois o CEIM Leonina Rodrigues da Costa localiza-se no Bairro: Vila Comboni, em Lages SC, num espaço privilegiado com uma diversidade biológica significativa, responsável pelo equilíbrio dos ecossistemas. O referido bairro está inserido numa Área de Preservação Permanente (APP), ou seja, na Bacia do Rio Canoas, denominada nanobacia EELages, e na borda do Aquífero Guarani, possui várias nascentes, sendo a EPAGRI, seu principal vizinho. Muitos dos moradores desconhecem essa particularidade da Vila Comboni, no entanto todos tem contato direto com a natureza, assim sendo temos a compreensão que sem dúvidas, o bairro é merecedor de nossos cuidados.

O problema que enfrentamos é a falta de informação e o envolvimento maior da comunidade, com as questões do meio ambiente. Portanto, pergunta-se: “Como a Educação Infantil e comunidade podem juntas proteger o planeta?” Para mudar esta realidade, trabalhamos incansavelmente no cotidiano com as crianças e com a equipe de profissionais do CEIM, nosso objetivo é levar informações, esclarecendo dúvidas e fornecendo possibilidades que contribuam para a formação de consciência e sensibilização ambiental, envolvendo a comunidade como parceira desse processo e disseminando as ações para proteger o nosso planeta permanentemente.

 
 

 
 

 


 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CEIM Chapeuzinho Vermelho: Lixo Orgânico Zero

Problemática

Preocupação com o lixo que ficava do lado de fora da escola à espera do lixeiro, provocando incômodos aos vizinhos, pois a mesma ficava sobre a calçada. Reaproveitamento das sobras da comida, folhas, verduras, cascas e grama em forma de adubo para a compostagem, surgindo à ideia da construção da horta. Conscientização dos funcionários e alunos quanto à separação do lixo. Informar nossa comunidade escolar sobre o trabalho realizado.

 

 
 
 

 
 

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