quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cuidados com seu animal de estimação




Por Aracelli Hammann
Gerente de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Assim como o Cão, o gato também já é considerado o melhor amigo do homem, e temos um convívio muito íntimo com animais domésticos hoje em dia, e para isso ocorrer de forma harmoniosa temos que ter alguns cuidados básicos para que essa convivência não vire um problema tanto para quem está cuidando quanto para seu amiguinho de quatro patas. 

Cuidados básicos como:
  • Levar ao veterinário: Fazer as vacinações necessárias, para evitar muitas doenças existentes nos animais. Assim como as pessoas precisam se prevenir, os animais também precisam desses cuidados para não contrair as doenças.
  • Dar banho, fazer tosa quando necessário: Muito importante fazer a higienização do animal, banho, tosa, para que ele fique livre do calor excessivo e de parasitas, como também cortar as unhas para quando o animal for de coçar não de machucar. 
É bem comum o aparecimento de pulgas e carrapatos, por isso, são necessários cuidados especiais para eles ficarem livres dos mesmos, existem xampus e talcos especiais que contém substâncias tóxicas para a eliminação desses parasitas.
  • Alimentação: A alimentação deverá ser adequada a cada espécie, atualmente podemos encontrar rações especifica para animais pequenos, de grande porte, idosos, rações para eliminar odores, outras mais nutritivas para animais hiperativos entre outras.
  • Água: Sempre deixar água limpa e fresca para seu animal beber qualquer hora do dia, pois ingerindo muita água evita uma desidratação.
Manter o vasilhame sem resíduos para evitar que animais indesejáveis venham a importunar e a disseminar alguma doença para seu cãozinho ou até mesmo para a pessoa.
  •  Atividades físicas: Leve seu animalzinho para passear assim você também estará fazendo uma atividade física em prol da sua saúde.
  •  Castração: O animal castrado vive mais e melhor, todo proprietário pode levar seu animal para ser castrado tanto macho como fêmea. Assim você também estará contribuindo para diminuir a superpopulação de cães e gatos na sua cidade.
  •  dentificação: Todo animal deverá ser identificado com um microchip, é do tamanho de um grão de arroz, sua aplicação é muito simples, garante sua identificação caso seu amiguinho venha a se perder.

Com esses cuidados básicos com certeza você e seu amiguinho terão muito tempo para se divertirem. 

Quer saber mais informações? Acesse:

www.institutoninarosa.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário