quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pesquisa de Campo - EMEB Nossa Senhora da Penha


A EMEB Nossa Senhora da Penha resolveu ir à campo e realizaram uma pesquisa muito interessante sobre o tema Meio Ambiente. Confiram os dados levantados!

Os estudantes dos 9°anos 1 e 2  da  EMEB Nossa Senhora da Penha realizaram uma pesquisa de campo, abordando a situação ambiental da comunidade em que a escola está inserida.  A pesquisa foi realizada na disciplina de ciências, com a orientação da professora Cláudia Mara Polon.

Em conjunto, foi elaborado um instrumento de pesquisa, sendo composto de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado em 35 famílias.  Nesta pesquisa foram abordados alguns temas como o destino do lixo, o desperdício de água, a conservação do patrimônio público e qualidade ambiental.

Resultados da Pesquisa e Análise dos Dados

Em relação ao destino do lixo observou-se que  a maioria das famílias separam o lixo, porém essa não é uma rotina diária. 

Famílias que Separam o lixo

1- Sempre separa o lixo 17%
2- Nem sempre separa o lixo 68%
3- Nunca separa o lixo 17%


Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados ao ver uma pessoa jogando o lixo nas ruas tenta  orientar sobre essa conduta errônea, porém a maioria tem medo de ser ofendido.

Quanto ao desperdício de água, a totalidade dos entrevistados, entende que a água é um bem essencial e que pode se tornar escasso. Dessa forma, algumas condutas são adotadas como o reaproveitamento de água da máquina de lavar, banhos rápidos, não deixar torneiras abertas ou pingando, etc. 

Já o Patrimônio Público é visto como algo essencial a comunidade, pois é algo que todos utilizam e que as futuras gerações também poderão usufruir, desde que seja devidamente preservado. Através dos dados levantados, muitas pessoas deixam a desejar na conservação, realizando atos de vandalismo e  prejudicando o futuro de todos.

Finalizando, a maioria dos entrevistados acha que os problemas ambientais, da referida comunidade, estão aumentando devido aos dados  e notícias apresentados pelos meios de comunicação  e  também pelo que se observa nos espaços públicos.

1-91%-Acreditam que os Problemas ambientais estão aumentando
2-9%-Acreditam que os Problemas ambientais estão diminuindo

Já estudantes do 6º ano 01 após pesquisa bibliográfica sobre a degradação ambiental os  produziram os seguintes textos sobre o tema:


Luna Cevey Rosa
6° ano 1 
O Nosso Meio Ambiente


Para preservamos o Meio Ambiente nós precisamos destinar adequadamente o lixo, evitar as queimadas e jamais praticar a caça.
As queimadas também  prejudicam o meio ambiente. Para evitar as queimadas devemos não jogar lixo nas matas, porque o lixo nas matas favorece as queimadas.
O lixo que é jogado no Meio Ambiente pode prejudicar as cidades, favorecendo as enchentes.  Temos que colocar o lixo no lixo para que nós possamos ajudar o  meio ambiente.
A caça prejudica o equilíbrio ambiental, temos que  parar de caçar os animais, pois eles são parte da planeta Terra.
Portanto todos devemos colaborar com o nosso meio ambiente, para termos um futuro melhor.


Klerison Oliveira
6° ano 1

Degradação Ambiental


No Mundo em  que vivemos hoje o homem está acabando com os recursos naturais e com a beleza do planeta Terra.
Desmatamento, poluição e queimadas são coisas que prejudicam o Meio Ambiente os animais, as plantas também e nós, seres humanos.
Em Lages, quem vive no campo, tem o hábito de queimar o pasto, esse no final do inverno cresce mais rápido, porém,  as queimadas trazem mais prejuízos do que  benefícios, eles tiram todos os nutrientes do solo.
O desmatamento na Amazônia, um dos maiores pulmões naturais da Terra, que  está acabando árvore por árvore, essa riqueza do  Brasil.
Assim todos nós devemos diminuir a degradação ambiental afinal de contas, todos precisamos de nosso planeta Terra para sobrevivermos.


Leriany Barbosa  Tizon
6° ano 1
Meio Ambiente

O  Meio Ambiente está cheio de armadilhas  provocadas por nós seres humanos, isso acontece cada vez em que qualquer uma pessoa joga lixo no chão, queima as árvores da natureza, desmata o Meio Ambiente avançando cada vez mais o aquecimento global.
Vários jornais, revistas, noticiários e páginas da internet avisam para preservamos o nosso planeta, mas não adianta esses alertas se não  fizermos a nossa parte.
Podemos fazer pequenas coisas para nosso mundo ficar melhor, todos nós podemos cooperar.
Precisamos pensar no futuro pois  o que é impossível pode virar realidade, então tenho certeza que depois que este texto for  lido alguns pensamentos  mudarão e mais pessoas preservarão o meio Ambiente. Este é um pedido de uma garota que não quer perder planeta e tenho certeza que você também não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário